Recebendo pela fé?

Tem sido muito comum ouvirmos em pregações sobre Daniel, Davi e muitos outros homens da fé que, assim como Deus agiu na vida deles, agirá igualmente em nossas, pois Ele é nosso Deus, assim como é o Deus deles. Vemos como Deus respondia de maneira poderosa à fé daqueles homens e, então, dizemos para nós mesmos que se tivermos fé para receberemos de Deus como eles receberam, então funcionará para nós também. Precisamos, então, crer para receber. Mas será que a resposta está em primeiramente crer para receber?

Nós, muitas vezes, ficamos atentos somente à resposta de Deus, e não prestamos atenção a quem Deus está respondendo. No caso de Daniel, a Bíblia nos fala que mesmo tendo sido levado como escravo para uma nação idólatra, impura, cheia de orgias e prazeres carnais, Daniel decidiu não se contaminar, e manteve hábitos que manteriam sua comunhão e seu relacionamento com Deus. Veja o que as escrituras dizem:

Daniel 1:5-8 E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias; E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

Daniel 6:10 Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Veja que ele mesmo decidiu não se contaminar com o pecado do mundo no qual vivia, ele decidiu se santificar e permanecer puro, ele não se tornou como um deles, não se deixou levar pelas tentações, mas preferiu amar a Deus e obedecer a seus mandamentos. Daniel tinha o hábito de orar a Deus, ele tinha prazer de estar com Deus e de servi-lo, mesmo que isso significasse perder a vida, nada o faria desistir, ele não estava negociando a sua fé e seu relacionamento com Deus, mas usou a sua fé, primeiramente, para ser um homem de Deus, para honrá-lo com sua vida através de decisões e comportamento, enfrentou ameaças e perigos, mas continuou sendo o mesmo Daniel, fiel ao seu Deus.

Vemos, então, que primeiro precisamos ter fé para ser santo, para não se contaminar, ser puro e fiel, tomar decisões corretas, honrá-lo com nossa vida. Fazendo isso, não abriremos a porta para o pecado e seus resultados e nos manteremos sensíveis para sermos guiados pelo Espírito Santo, e então teremos fé para receber de Deus como eles receberam.

Programa Conhecendo a Verdade

Exibido dia 26/11/2010 Veja mais vídeos

Mensagens em Áudio

Confira todas as mensagens em áudio